É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   25 de maio de 2024

Túmulo de Padre Ermelindo

O Túmulo do Padre Ermelindo foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José do Goiabal-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São José do Jacuri-MG
Nome atribuído: Túmulo do Padre Ermelindo
Localização: São José do Goiabal-MG

Descrição: Falecido em 09/09/1962, Padre Ermelindo foi um importante pároco no município de São José do Goiabal, que operou milagres e conquistou inúmeros devotos. Por coincidência sua morte ocorreu no período do Jubileu do Bom Jesus e antes de falecer ele pediu que fosse enterrado no município, no local que ele havia marcado. Quase oito anos após a sua morte, no dia 19/04/1970 começou a grande revolução na vida dessa pequena e então desconhecida cidade, quando uma moradora, rezando como de costume no túmulo do padre, descobriu uma água milagrosa jorrando do túmulo. Desde o momento do descobrimento dessa água milagrosa, São José do Goiabal tornou-se conhecida e passou a ser manchete de reportagens, passando a ser o maior centro peregrino da região. Varias pessoas alcançaram sua graça, quando em visita ao tumulo de padre Ermelindo e diante de varias testemunhas, muitos desses milagres estão registrados através de depoimentos.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

História do município: Havia um quilombo na região, até 1914, quando ali se estabeleceram Manoel Ribeiro da Torre Júnior e sua esposa. O povoado começou a se desenvolver através da agricultura.
Em 1920, terminou a construção da capela da localidade, que levou o nome de Capela São José. Em 1929, Goiabal virou distrito criado pelo Decreto n.º 1.085, de 8/10/1929. Em 1938, sua denominação foi simplificada para Goiabal. Em 12 de dezembro de 1953, São José do Goiabal foi emancipada pela lei nº 1.039 e voltou a se chamar São José do Goiabal, tendo como seu primeiro prefeito o Sr. Aristides Ulhôa de Castro, que assumiu em 01 de janeiro de 1954.
A origem do nome da cidade é explicada pela grande quantidade de goiabeiras nativas no local e faz referência, também, ao padroeiro.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.

O que mais encanta os romeiros é que na parte lateral do túmulo, uma fonte considerada “benta”, permanece gotejando ano pós ano. Na capela do cemitério, os devotos cumprem promessas e deixam vários objetos para testemunhar os milagres. A visitação ao túmulo do religioso é de segunda à sexta-feira, de 7 às 18h.