É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   28 de fevereiro de 2024

12/01 Notícias da Igreja Presidência da CNBB com Papa: “A mensagem do Papa à Igreja e ao povo brasileiro é a de promover a fraternidade”, disse Dom Jaime
Compartilhar

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontrou-se na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, em audiência com o Papa Francisco. A agenda faz parte da visita anual ao Pontífice e aos Dicastérios que integram a Cúria Romana que a presidência da Conferência faz sempre após a vivência das assembleia gerais da CNBB. Esta é a primeira vez que a atual presidência encontra-se com o Santo Padre. Desde a segunda-feira, 8, a presidência da CNBB encontra-se em Roma cumprindo uma série de visitas aos dicastérios.

Presidência da CNBB encontra-se com o Papa, na Santa Sé. Fotos: Vatican Media.

De acordo com o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, a mensagem que fica do Papa para a Igreja no Brasil e o povo brasileiro é de promover a fraternidade. “Trouxemos a ele o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano”, disse.

Dom Jaime disse que o Papa ficou impressionado com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e também com a arte do cartaz da campanha. “A arte fala de comunhão, fraternidade e de se encontrar ao redor da mesa. Isto o impressionou e ele incentivou a continuar assim”, disse.

O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, destacou que os dias na Santa Sé estão sendo de muita comunhão entre a Igreja no Brasil e os dicastérios da Cúria Romana, especialmente o encontro com o Santo Padre. “Ele mais uma vez abre o seu coração para a Igreja no Brasil, escutando nossos demandas, preocupações e também nossos passos e conquistas”, disse.

Dom João Justino disse que o Papa incentivou a presidência da CNBB a continuar na direção que está sendo trilhada. “Pudemos explicar a ele o caminho que estamos fazendo agora com o Sínodo sobre a Sinodalidade e a elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em sintonia com aquilo que o próprio Sínodo está suscitando em toda a Igreja e especialmente na Igreja no Brasil”, disse.

O arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, destacou que o encontro com o Papa Francisco foi uma experiência rica e bela de comunhão profunda, solidariedade e oração. “Compartilhamos com o Papa a necessidade de visita aos seminários no Brasil. O Papa nos pede que os programas de formação sejam revistos e que se dê uma ênfase especial à formação inicial e a formação dos presbíteros para serem formadores aqui em Roma no colégio Pio Brasileiro”, disse.

“Estamos com o Papa e o Papa está conosco”

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destacou o amor que o Papa expressa pela Igreja no Brasil. “A gente sente que é de coração para coração. Nos sentimos fortalecidos aqui. Estamos com o Papa e o Papa está conosco. Este é o maior presente para a Igreja no Brasil”, disse.

Presidente da CNBB entrega versão impressa do Missal Romano ao Santo Padre. Fotos: Vatican Media

No encontro, além de outros presentes, os bispos brasileiros entregaram ao Santo Padre uma edição impressa da Terceira Edição Típica do Missal Romano (foto ao lado).

Também participaram deste momento de entrega dos presentes, o diretor-geral da Edições CNBB, o monsenhor Jamil Alves de Souza, o ecônomo da entidade, monsenhor Nereudo Freire Henrique, e o assessor de Gestão da Conferência, José Luna.

A cobertura da visita à Santa Sé está sendo feita em parceria com a equipe da Canção Nova Roma (Vídeo: Gilberto Maia e Leonardo Vieira Leite; Fotos: Joyce Mesquita e Jornalista e produtora: Danubia Gleiser)

Visita ao Discastério para o Clero e ao Discastério para a Causa dos Santos

As visitas continuam com uma agenda com o Dicastério para o Clero e na sexta-feira, 12 de janeiro, a presidência da CNBB visita o Dicastério para a Causa dos Santos e a Pontifícia Comissão para América Latina.

Dicastério para o Clero

Discastério para a Causa dos Santos

Fonte: CNBB
Fotos: Vatican Media