É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   04 de dezembro de 2023

05/07 Notícias da Igreja Pastoral Familiar realiza Encontros de Formação nas Províncias de Mariana e Belo Horizonte
Compartilhar

A Pastoral Familiar realizou em 24 de junho uma formação na Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Caratinga, Itabira/Cel. Fabriciano, Governador Valadares e a arquidiocese de Mariana. O evento contou com a participação de 33 casais coordenadores arqui/diocesanos e representantes da Província e das dioceses mineiras.

Os trabalhos foram conduzidos pelo casal coordenador da Pastoral Familiar no Leste 2, Sílvia e Gilberto, da diocese de Governador Valadares, juntamente com Alexandre e Bianca, Euro e Cida da arquidiocese de Mariana e o casal referencial do setor Pós-matrimonial, Márcio e Edy Lamar da arquidiocese de Juiz de Fora.

O Pe. Luiz Roberto de Souza, assessor da arquidiocese Mariana e o Pe. Marcelo Moreira Santiago, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus também participaram da formação.

A pauta do encontro contemplou a apresentação do guia de implantação da Pastoral, a importância do Núcleo de Formação e Espiritualidade e do setor Pós-matrimonial.

De acordo com Sílvia e Gilberto, a motivação foi um importante momento para os participantes. “O trabalho em grupo no qual todos puderam partilhar e apresentar os resultados obtidos e as suas esperanças para a evangelização das famílias foi um dos destaques do encontro”, afirmou o casal.

A Pastoral Familiar conta com uma comissão formada por quatro casais, sendo: casal coordenador no Regional Leste 2, casal secretário, casal coordenador do Núcleo de Formação e Espiritualidade, Moacir e Márcia e o casal referencial do Setor Pós-Matrimônio, Edy Lamar e Márcio.

Acesse as fotos

Província de Belo Horizonte

Já em 2 de julho, foi a vez da Província Eclesiástica de Belo Horizonte receber a formação. Mais de 50 participantes estiveram presentes representando as cinco Igrejas Particulares que compõem a Província: arquidiocese de Belo Horizonte e as dioceses de Divinópolis, Luz, Oliveira e Sete Lagoas.

O objetivo do encontro foi despertar o interesse dos agentes para a ação Pastoral e a troca de experiência a partir dos momentos de espiritualidade, palestras e a partilha entre os participantes.

A formação abordou os seguintes temas: apresentação do 3° Ano Vocacional, com a Ir. Annalisa Arrigoni, da Pastoral Vocacional da diocese de Oliveira; Visão global da Pastoral Familiar; Guia de Implantação da Pastoral Familiar; Catequese matrimonial para casais de noivos, com Sílvia e Gilberto e outros casais coordenadores; Estrutura do núcleo de formação e espiritualidade, apresentado por Sônia e Binho, da diocese de Divinópolis.

Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo da diocese de Sete Lagoas, também marcou presença na formação. Ele agradeceu a presença de todos e todas e comentou sobre a importância do evento da Pastoral Familiar, capaz de transformar o trabalho da igreja em ações a favor das famílias.

Veja as fotos aqui

Com informações de Sílvia e Gilberto

CNBB Leste 2