É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   25 de maio de 2024

08/11 Notícias da Igreja Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus (AM)
Compartilhar

O Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus (AM). Atendendo à solicitação do cardeal Leonardo Ulrich Steiner, foi escolhido o padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, atualmente pároco da catedral. Ele será titular de “Macri” e auxiliar na arquidiocese de Manaus. A Presidência da CNBB saudou o bispo eleito.

Saudação ao monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro

Estimado monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro,

Unimo-nos ao cardeal Leonardo Steiner acolhendo-te como novo bispo para a Igreja no Brasil. Estimamos que tenhas um frutuoso ministério na Arquidiocese de Manaus.

Na realidade Amazônica, que inspira e vive a Igreja Missionária, possa um trecho da Exortação Apostólica C’est la Confiance iluminar seu ministério episcopal:

“[…] numa Igreja missionária, ‘o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder profundidade e verdade, e assim se torna mais convincente e radiosa’. O núcleo luminoso é ‘a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado’”.

Em Cristo, sob a intercessão de São José e de Nossa Senhora Aparecida,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Informações biográficas

Natural de Parintins (AM), padre Joaquim Hudson nasceu no dia 31 de agosto de 1972. Sua formação foi realizada no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus. Os estudos de Filosofia e Teologia foram no Centro de Estudos do Comportamento Humano. Padre diocesano, foi ordenado em 12 de outubro de 1999.

Na arquidiocese de Manaus, assumiu funções de pároco de quatro Paróquias, sendo o atual da Catedral Metropolitana de Manaus, dentre outros serviços, conselhos e comissões. Possui graduação em Psicologia e quatro especializações na mesma área; mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália; e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.

Padre Joaquim coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.

CNBB