É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   22 de julho de 2024

08/11 Notícias da Igreja Papa Francisco nomeia dom Edivalter Andrade como novo bispo da diocese de Parnaíba, no Piauí
Compartilhar

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, a decisão do Papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Parnaíba, no Piauí, dom Edivalter Andrade, transferindo-o da diocese de Floriano, no mesmo estado. A diocese de Parnaíba estava vacante desde a transferência de dom Juarez de Souza da Silva para a arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.

A presidência da CNBB enviou saudação a dom Edivalter. Confira o texto, abaixo, na íntegra:

Saudação da CNBB a dom Edivalter

Estimado irmão, dom Edivalter Andrade

Recebemos com muita alegria a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Francisco, como bispo de Parnaíba, nesta quarta-feira, 8 de novembro.

Estamos certos de que essa Igreja Particular o receberá de braços abertos e com muito carinho, pois é formada por um povo muito acolhedor.

Desejamos que agarre mais essa oportunidade para promulgar o anúncio do Evangelho da paz. E para isso, assim como exortou o Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais, pedimos para que seja um evangelizador que “se move, sem temor, que vai em frente, para levar a beleza de Jesus, para levar a novidade de Jesus que muda tudo”.

Que Nossa Senhora, a Virgem Maria, o ajude a tornar-se testemunha credível do Evangelho.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

 

Biografia

Dom Edivalter Andrade nasceu em 17 de abril de 1962 em Barra de São Francisco, diocese de São Mateus, no estado do Espírito Santo. Estudou Filosofia (1982-1984) e Teologia (1985-1989) no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. Frequentou cursos para formadores de Seminários, um em Viamão (1990-1991) e outro em Roma (1997).É formado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993-1997).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 8 de outubro de 1989 e foi incardinado na diocese de São Mateus, onde desempenhou os seguintes cargos: Vigário paroquial em Água Doce (1990-1992); Reitor do Seminário Maior (1990-1998); Administrador paroquial em Barra de São Francisco (1995); Pároco em Jaguaré (1998-2001); Pároco da Catedral (2002-2014); Coordenador Diocesano de Pastoral (2002-2014); Diretor da Caritas diocesana; Ecônomo; Diretor da Rádio Kairós; Membro do Conselho Presbiteral; Pároco de São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco, e Vigário forâneo.

Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Floriano, no Piauí, em março de 2017, ocupando o posto de terceiro bispo da diocese.

CNBB