É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   25 de maio de 2024

30/04 Notícias da Igreja Papa Francisco aceita renúncia de dom Esmeraldo e nomeia novo bispo para Araçuaí (MG)
Compartilhar

O Papa Francisco acolheu, nesta terça-feira, 30 de abril, o pedido de renúncia apresentado por dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da diocese de Araçuaí (MG). Foi nomeado como novo bispo o padre Geraldo dos Reis Maia, atualmente reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba (MG) e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao agora bispo emérito de Araçuaí.

Saudação ao novo Bispo da Diocese de Araçuaí

Estimado irmão, monsenhor Geraldo dos Reis Maia,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído em diversas funções na Arquidiocese de Uberaba, o irmão que agora será um membro da Conferência Episcopal pôde também colaborar no serviço a toda a Igreja no Brasil, quando esteve como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Agora, o senhor é chamado a dar novo passo na doação à Igreja, por meio do ministério episcopal.

Possa o exemplo de São Pio V, de quem a Igreja faz memória hoje, ser inspirador, especialmente no sentido de fazer escolhas corajosas tendo como pedra angular a fé e a verdade.

Nossa Senhora da Lapa, padroeira da Diocese de Araçuaí, seja guia e intercessora nesta nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Agradecimento a Dom Esmeraldo Barreto de Farias

Estimado irmão,

Com olhar agradecido, fazemos memória e louvamos a Deus pelo dom de sua vocação e de seu ministério episcopal, o qual agora entra em nova fase. As Igrejas Particulares de Paulo Afonso, Santarém, Porto Velho, São Luís e Araçuaí puderam contar com seu zelo e dedicação ao longo dos anos de episcopado.

Salutar recordarmos ainda, com coração agradecido, a dedicação nos diversos serviços pastorais e comissões da Conferência Episcopal, em especial a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, da qual foi presidente e agora continua como membro. Tanto que há de sua contribuição e paixão nos projetos Igrejas-irmãs e no Programa Missionário Nacional.

Neste novo tempo de seu ministério, possa contar com a intercessão e a proteção maternas de Nossa Senhora Aparecida, para levar a outros campos de missão a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações; além da marca registrada do discipulado missionário, cuja proximidade, alegria e disponibilidade de servir são características de relevo.

Receba nosso caloroso, fraterno e agradecido abraço!

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Informações biográficas do novo bispo

Padre Geraldo dos Reis Maia nasceu no dia 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, no município de Delfinópolis (MG). Na então diocese de Uberaba (MG), foi ordenado diácono em 6 de agosto de 1988 e presbitero no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por dom Benedito de Ulhoa Vieira.

Na sua formação, tem doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado pela Faculdade Jesuíta (Faje) de Belo Horizonte.

Atualmente, é administrador paroquial da paróquia de São José, no bairro Tutunas, na periferia de Uberaba; diretor do Curso Propedeutico; membro do Conselho de Formadores, do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; assessor do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e da Escola de Fé e Cidadania, na arquidiocese de Uberaba.

Funções e serviços pastorais

Como atividades pastorais, na arquidiocese de Uberaba, padre Geraldo Maia foi pároco nas seguintes paróquias: São Sebastião (Pedrinópolis), Santa Teresinha (Uberaba), Imaculada Conceição (Conceição das Alagoas) e Santíssimo Sacramento (Uberaba). Também atuou como vigário paroquial em São Domingos e como Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa.

Foi diretor da Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico; assessor da Escola de Teologia para Leigos/as, da Pastoral Familiar, da Escola de Fé e Política “Mons. Juvenal Arduini”, do Núcleo de CEB’s e da 6º Semana Social Brasileira. Atuou como reitor do Seminário São José por dois periodos; foi diretor do Instituto de Teologia; professor de Teologia; professor nas Faculdades Arnaldo (Belo Horizonte). É membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB). De 2014 a 2020, esteve a serviço da Igreja no Brasil como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Novo bispo emérito

Dom Esmeraldo Barreto de Farias é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa (BA). Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA), onde permaneceu até 2007. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

De 2007 a 2011, foi bispo de Santarém (PA). E no mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 30 de novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho (RO). Em 18 de março de 2015, foi nomeado bispo titular de Summula e auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão. No mesmo ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2019. De 2016 a 2023, contribuiu na articulação da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

Em 18 de novembro de 2020, foi nomeado bispo diocesano de Araçuaí (MG), onde atua até o momento. Em junho de 2023, foi escolhido um dos membros da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

CNBB