É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   20 de abril de 2024

05/03 Notícias da Igreja Papa celebra as “24 horas para o Senhor” em paróquia de Roma nesta sexta-feira
Compartilhar

O encontro tradicional durante a Quaresma, “24 horas para o Senhor”, começa na sexta-feira (8) com celebração penitencial do Papa na paróquia romana de São Pio V. As igrejas do mundo todo são convidadas a permanecerem abertas durante um dia inteiro. Material em português produzido pelo Dicastério para a Evangelização já está disponível para preparar os fiéis ao momento de oração e confissão.

Ouça a reportagem e compartilhe

O Papa Francisco irá visitar a paróquia romana de São Pio V, no bairro Aurelio, em Roma, para celebrar a iniciativa quaresmal de oração e reconciliação “24 horas para o Senhor”. A celebração está marcada para esta sexta-feira, 8 de março, a partir das 16h30 na Itália (12h30 no horário de Brasília). A notícia já tinha sido dada aos fiéis da comunidade pelo pároco local, Pe. Donato De Pera, há uma semana, e foi confirmada pelo Dicastério para a Evangelização em comunicado de imprensa divulgado nesta segunda-feira (4).

A paróquia romana fica a poucos quilômetros da Casa Santa Marta, no Vaticano, e já foi visitada por Paulo VI, em 1969, e por João Paulo II, em 1979. No ano passado, Francisco havia visitado a paróquia de Santa Maria delle Grazie al Trionfale para participar da mesma iniciativa. Também neste ano, durante a celebração, os fiéis poderão receber o Sacramento da Reconciliação. Inclusive o Pontífice deve ouvir as confissões de alguns paroquianos.

“24 horas para o Senhor”

A iniciativa “24 horas para o Senhor” é um momento de oração e reconciliação durante o período da Quaresma desejado pelo próprio Pontífice e promovido pelo Dicastério para a Evangelização, que já está em sua décima primeira edição. O lema escolhido para este ano foi extraído de um versículo da Carta aos Romanos que diz: “Caminhar numa vida nova” (Rm 6,4).

O evento começa na sexta-feira (8) e percorre todo o sábado (9), véspera do quarto domingo de Quaresma, e se celebra nas dioceses do mundo inteiro. Paróquias e comunidades cristãs são convidadas a aberturas extraordinárias das igrejas, para oferecer a possibilidade dos fiéis pararem em momento de adoração e também como oportunidade para se confessarem.

Um subsídio litúrgico-pastoral para o momento já está sendo disponibilizado em preparação à iniciativa, que envolve desde uma reflexão sobre Sacramento da Reconciliação até a abordagem da oração pessoal através da Palavra de Deus e sugestões para a celebração em comunidade, com a catequese do Papa Francisco sobre o Perdão. O material pode ser baixado gratuitamente em português e outras 5 línguas, como inglês e espanhol, através do site do dicastério: www.evangelizatio.va.

O objetivo da iniciativa, segundo o pró-prefeito Rino Fisichella, “é colocar o Sacramento da Reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja, portanto, das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais. Esse é o centro da mensagem do Evangelho: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas, sim, um pai que o acolhe, o consola e também lhe mostra o caminho da renovação”.

Andressa Collet – Vatican News