É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   20 de abril de 2024

01/04 Palavra do Padre Nunca Desista de Você
Compartilhar

A DOR É INEVITÁVEL, MAS SOFRER DEPENDE DE CADA UM

Às vezes pensamos que desistir é o melhor caminho. Parece que a vida perdeu o sentido diante de tantas lutas. O caminho se torna longo demais e tudo parece conspirar em sentido contrário. O desejo de sair correndo, fugir, gritar, pedir socorro ou até mesmo sumir para não mais voltar sempre acontece.

A vida para muitos é um sofrimento e tudo em volta se torna um vazio enorme. A dor e o vazio por vezes invade o peito e dilacera a alma! Vivemos em uma época em que o ser humano está cada vez mais distante de si mesmo. Sem tempo, sem objetivo, sem foco… Ninguém tem mais tempo. O cuidado de si mesmo está se esgotando. Daí vem o estresse, a angústia, o medo, a ansiedade, a fadiga, a depressão etc.

Então perguntamos: Como lidar com tudo isso? O que fazer quando nos sentimos assim? Quais caminhos e métodos há serem seguidos? Vivemos em uma pós-modernidade onde as pessoas quase não têm tempo: o esgotamento físico, espiritual, as crises… tantas preocupações que acabamos por esquecer do nosso cuidado. Lembre-se que cuidar de si mesmo é preciso! Por quê?

Não podemos viver apenas por viver, é preciso dar sentido à vida, cuidar de nossa saúde, seja física ou espiritual. O cuidar é importante. Cuidar deriva do latim cogitare que significa imaginar, pensar, “julgar”, meditar, tratar, refletir, etc.

Precisamos cuidar uns dos outros, ter mais afeto, ter mais empatia pelas pessoas, ser mais fraternos. Creio que o grande mal do século é a ausência de cuidados. Vivemos em uma sociedade frenética, cheia de corrupções, desigualdades sociais, mergulhada em um abismo profundo onde o ser humano está perdendo cada vez mais sua identidade, sua essência, por conseguinte, seu valor.

Precisamos reaprender a dizer não para tudo aquilo que não nos faze bem. Dizer não para o sofrimento. Dizer não para o negativismo. Ser otimista e buscar a Deus sempre. Não podemos desanimar, mas sim selecionar os amigos e caminhar seguro e firme nas mãos de Deus. E lembre-se que a oração é caminho mais perfeito que temos para alcançar nosso objetivo. Reze, busque a Deus. Que tenhamos uma vida mais feliz e serena. Seja livre de tudo aquilo que te faz sofrer. Não permita que ninguém te roube o direito de ser feliz. Ora et Labore! Reza e trabalha. Deus abençoe você.

Pe Arlindo Ferreira Coura