É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   20 de abril de 2024

08/11 Notícias da Igreja Dom Carlos Alberto Breis Pereira é nomeado arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió
Compartilhar

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 8 de novembro, o pedido do arcebispo de Maceió (AL),  dom Antônio Muniz Fernandes, para poder contar com a colaboração de um coadjutor. O eleito pelo Papa foi dom Carlos Alberto Breis Pereira, atualmente bispo da diocese de Juazeiro (BA). Dom Beto será arcebispo coadjutor da arquidiocese de Maceió e recebeu a saudação da Presidência da CNBB pela nova missão recebida.

Saudação a Dom Carlos Alberto Breis Pereira

Estimado irmão, dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM,

Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia de sua nomeação para o ofício de Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas. Alegramo-nos com Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm que poderá contar com esse apoio qualificado no pastoreio dessa porção do povo de Deus.

Com nossos cumprimentos, receba essa reflexão do Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti como votos de um frutuoso ministério em Maceió: “Como Maria, a Mãe de Jesus, ‘queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai dos seus templos, que sai das suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade (…) para lançar pontes, abater muros, semear reconciliação’”.

Nossa Senhora dos Prazeres, seja guia e intercessora na nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Informações biográficas

Catarinense de São Francisco do Sul, dom Beto nasceu em 16 de setembro de 1965 e é frade menor franciscano desde a década de 1980. Ele ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.

Os estudos de Filosofia foram realizados no Instituto de Teologia do Recife (Iter), entre 1988 e 1989. E a Teologia foi cursada no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO), de 1990-1993. Dom Beto licenciou-se, ainda, em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma entre 2005 e 2007.

No âmbito da sua ordem religiosa, desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife. Também desempenhou a função de pároco durante o ministério presbiteral.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Neste ano, foi eleito presidente do Regional.

CNBB