É um prazer receber você no Site Oficial da Paróquia São José

São José do Goiabal   .   Minas Gerais   .   19 de julho de 2024

25/06 Notícias da Igreja Diáconos permanentes da Diocese se encontram para formação sobre a nova edição do Missal Romano
Compartilhar

No último dia 22 de junho, sábado, no Centro Pastoral São Francisco de Assis, Paróquia Cristo Libertador, Ipatinga, os diáconos permanentes da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se reuniram para um momento de formação sobre a nova edição do missal romano.

A formação foi iniciada com a oração das Laudes conduzida pelo Diác. Welington. Em seguida, o Diác. Flávio falou sobre a Celebração da Palavra, repassando parte da formação que foi ministrada pelo Pe. Márcio Rodrigo. Destacou a questão do Rito de Louvor e Ação de Graças. Para isso referenciou o documento 52 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Citou também o documento 108 da CNBB destacando o nº 83 que diz: “recomenda-se que esse momento de louvor esteja associado ao tempo litúrgico”. Mostrou o subsídio nº 03 para a Celebração da Palavra da CNBB e reforçou a importância de celebrarmos conforme nos propõe o Rito e a Diocese.

Com o tema “Novo Missal Romano. Prática e Conceito”, os diáconos continuaram a formação com a assessoria do Dr. Pedro Antônio, coordenador dos acólitos da Paróquia São Sebastião, Timóteo, onde foi reforçado as alterações na 3ª Edição Típica do Missal Romano e que contou ainda com um momento prático de manuseio do mesmo, tendo em vista que, segundo a IGMR, é função do diácono o cuidado de tal livro litúrgico.

Na parte da tarde, foi reservado um espaço para que fossem feitas algumas reflexões e orientações a respeito do exercício do ministério diaconal, onde alguns diáconos puderam partilhar suas experiências vividas no exercício do ministério, com o objetivo de se fazer algumas correções na forma de presidir a celebração da Palavra.

Texto: Diác. Flávio Pena Pereira